Os principais benefícios do uso das portas automáticas em clínicas e hospitais

Os principais benefícios do uso das portas automáticas em clínicas e hospitais

REDUÇÃO DE AGENTES CONTAMINADORES

Porta Automática Hospital
Não há dúvidas que clínicas e hospitais são locais de grande fluxo e circulação de pessoas, onde os mais diversos tipos de microrganismos, como vírus e bactérias são transportados e se alojam em superfícies, carregados com mais facilidade pelo próprio paciente, corpo clínico e demais pessoas que frequentam o local.
Um simples toque da mão em maçanetas ou portas já fazem essa troca de agentes contaminadores; prejudicando na recuperação dos setores internos, onde microrganismos aparentemente inofensivos e aproveitadores podem interferir na saúde e recuperação de pacientes que já estão fragilizados e com baixa imunidade; nesse artigo confira os principais benefícios do uso das portas automáticas em clínicas e hospitais.


CIRCULAÇÃO DE INTERNOS E EXTERNOS

A porta automática proporciona a redução da proliferação de bactérias e ajuda na acessibilidade de pessoas com alguma dificuldade de mobilidade.

Em hospitais existe um grande fluxo na circulação interna, além do corpo clínico e pacientes, circulam funcionários e fornecedores diversos. Muitos profissionais precisam de facilidade de acesso, pois levam carrinhos de suprimentos a serem entregues em área e setores específicos, como é o caso do pessoal de limpeza, copeiras, enfermeiras e outros.

A porta automática agiliza a entrada e saída de pessoas em locais de grandes fluxos e otimiza muito essa dinâmica interna sem o uso das mãos.


ACESSIBILIDADE PARA TODOS

A importância da acessibilidade a todas as pessoas em clínicas e hospitais, inclui vários tipos de situações. Muitas pessoas são conduzidas por cadeiras de rodas e macas, alguns pacientes podem ser portadores de algum tipo de deficiência física ou dificuldade diversas de mobilidade, como pessoas com muletas, mulheres grávidas ou mulheres com crianças de colo.

A porta automática de vidro é um item facilitador na arquiteta de ambientes, uma característica muito importante ligada a facilidade de locomoção e acesso, pois possibilita mais liberdade para pacientes, funcionários, corpo clínico e fornecedores.

Transforma o ambiente em um espaço de receptivo, de fácil acesso a entradas sociais e internas, ambientes muito mais confortáveis e visivelmente mais moderno.


FECHAMENTO HERMÉTICO DE PORTAS

Algumas clínicas e hospitais com centros cirúrgicos ficam muito suscetíveis a contaminações por portas mal fechadas, que não impedem a entrada de pessoas não autorizadas e principalmente a troca e circulação de ar com contaminadores.

Ambientes que também ficam muito fragilizados são UTIs e centros de recuperação, onde necessitam de portas fechadas adequadamente, com integração de acesso automatizado, para facilitar a segurança e abertura de portas sem uso de mãos.

Nessas situações uma forma de evitar que o ambiente receba troca de ar e que prolifere bactérias, é a instalação de portas automáticas herméticas, que possuem um alto grau de vedação, impedindo a troca constante de ar. Este tipo de portas automáticas, podem ser em vidro, madeira e/ou em aço inoxidável.

As portas automáticas herméticas também permitem a integração com controle de acesso, facilitando a identificação e segurança na entrada e saída de pessoas, preservando a qualidade de saúde nestes setores.
 

SEGURANÇA E CONTROLE DE ACESSO

As portas automáticas possuem uma tecnologia mecânica e elétrica que facilita integrações diversas no acesso a entradas principais e controles de áreas setorizadas e restritas. Para hospitais e clínicas essa é uma maneira de garantir maior controle no acesso.

Existem várias integrações de controle de acesso disponíveis e integráveis nas portas automáticas, a mais comum é liberar acesso por clique em botoeira ao lado da porta; (painel que cobre e protege algum tipo de controle de botões). Também pode-se liberar o acesso por controle remoto, pois a porta automática de vidro permite a visualização da pessoa no lado externo, possibilitando também o bloqueio de acesso. Em alguns casos poderá ter o apoio de interfones para solicitação de dados e em seguida a liberação.

Em áreas setorizadas internas, poderá ser feito o controle da porta por senha, cartão de acesso ou  biometria. Acesso que exige que os dados sejam previamente cadastrados no sistema. Assim somente após o preenchimento da senha pelo usuário é liberado o acesso. Os dados são conferidos pelo sistema e a porta é acionada para abertura, logo em seguida fechada seguramente.

Com este tipo de controle de acesso é possível saber quem acessou o local, dia, hora e rastrear informações detalhadas.

Essas são as integrações de controle de acesso que a porta automática favorece, entre outros detalhes e adequações que podem ser feitas de acordo com a necessidade específica de cada ambiente hospitalar.


REDUÇÃO DE RUÍDOS

As portas automáticas de vidro permitem uma ampla visibilidade e ao mesmo tempo bloqueia a entrada de ruídos externos, facilitando as atividades que exigem concentração, tanto no atendimento a pacientes, como centros cirúrgicos e áreas restritas somente para médicos e corpo clínico.

O vidro utilizado na porta automática, também ajuda a evitar ruídos externos, são utilizados os vidros laminados. Eles são produzidos e reforçado com no mínimo duas placas de vidro ou mais, por isso possuem maior eficácia para isolamento acústico, amortecendo as vibrações sonoras.
 

CLIMATIZAÇÃO E CONFORTO

Com a instalação de portas automáticas evita-se a saída de ar demasiada, mantendo os ambientes refrigerados e climatizados.

Além dos ambientes preservarem o ar refrigerado do local, a instalação da porta automática, possibilita que os aparelhos de ar condicionado trabalhem nos limites corretos para refrigeração, deixando o espaço muito mais confortável para todos.

Agende uma visita e receba mais informações detalhadas sobre todas as vantagens dos principais benefícios do uso das portas automáticas em clínicas e hospitais.

Compartilhe você também