8 grandes benefícios ao se instalar a porta automática de vidro.

8 grandes benefícios ao se instalar a porta automática de vidro.

As portas de vidro automáticas, destacam-se pela automatização do acesso com um toque de requinte no design, valorizando os estabelecimentos com essa tecnologia de ponta muito inovadora, com sua praticidade, beleza, também com luminosidade que o vidro proporciona.

O design e tecnologia que as portas automáticas de vidro possuem é sem dúvida um enorme diferencial. Porem muitas pessoas e empresas não tem uma ideia completa de como ela pode ser muito útil e quantos benefícios excelentes pode favorecer ao um estabelecimento seja ele comercial, residencial, industrial ou empresarial.

1- Design e visibilidade

O vidro está quase em tudo que vemos e utilizamos em nossa rotina, inclusive nas portas automáticas, que permitem mais iluminação natural no ambiente. Este aproveitamento da luz que o vidro proporciona, é muito eficiente principalmente em portas de acessos principais, onde se divide o lado externo com interno, trazendo essa iluminação de fora para dentro.

As portas automáticas de vidro proporcionam a visibilidade total de quem está no lado externo, mesmo em caso de portas internas e em corredores. É possível ter uma visão de tudo que passa na integração de ambientes setorizados, pois a porta automática de vidro, favorece e amplia o espaço com um toque de requinte, além da tecnologia de abertura automática, suave e silenciosa.

2- Facilidade de acesso de grande fluxo de pessoas

A porta automática de vidro é uma solução para locais com grandes números de circulação de clientes, pacientes, fornecedores e funcionários. Pois atende a necessidade de circulação de entrada e saída de locais, apenas com a interação da presença de uma ou mais pessoas. Essa dinâmica melhora o tempo de acesso das pessoas, otimizando e agilizando rotinas simples do cotidiano em estabelecimentos diversos.

Elimina o contato com as mãos, típico de portas com aberturas manuais e evita que tenha que deixar as portas abertas o tempo todo. O que favorece a vulnerabilidade no acesso além de outros fatores como a perca da climatização de ambiente com ar condicionado.

3- Segurança e controle de acesso

Este modelo de portas permite muito mais segurança ao ambiente. Em seu modelo padrão a porta automática de vidro já vem com sistema acionamento por controle ou botoeira, interação que permite que a porta se mantenha fechada e ao chegar alguém, por previa identificação, possa ser feito por alguém da parte interna a liberação da entrada da pessoa. Essa é a aplicação simples da porta automática de vidro, mas muito funcional, e a porta por ser em vidro permite essa previa visualização e controle.

Existem muitas integrações de segurança e controle de acesso para portas automáticas, seja para setorização interna ou acesso principal. Seja por botoeira de entrada e saída, ou somente para saída, inúmeras soluções podem ser feitas com a porta automática, de acordo com a necessidade do cliente.

Outro tipo de integração para as portas automáticas de vidro, são por meio de cartões previamente cadastrados em softwares de controle de acesso ou senha de acesso, utilizados em ambientes setorizados e internos. Mas também já temos sistemas diferenciados como o leitor biométrico, que libera o acesso ao reconhecer a interface da pessoa, também previamente cadastrada, garantindo um controle de acesso com muito mais segurança.

Uma das integrações modernas muito utilizadas também, são as leituras por digitais, tecnologia muito comum utilizada principalmente em bancos pela alta capacidade de segurança de identidade que proporciona.

As portas automáticas de vidro integradas a estes controladores de acesso, permitem ainda que a empresa ou comércio realize todo monitoramento pelo sistema. É possível saber horário de acesso, data e muito outros detalhes, que auxiliam ainda mais na gestão dessa segurança por controladores de acesso integrados as portas.

4- Capacidade Hermética

Uma grande vantagem da porta automática de vidro é sua tecnologia de abertura automática, pois quanto menos tocamos na porta ao abri-la menor é a proliferação de microrganismos que muitas vezes ficam em nossas mãos e vamos espalhando simplesmente por tocar superfícies e absorvendo essas bactérias e deixando outras.

Essa tecnologia de sensor que identifica a presença e abre a porta sem necessitar mais interação, é uma solução muito valiosa para o cotidiano de todas as pessoas em muitos lugares, como bancos, supermercados, aeroportos, empresas, lojas e muitos outros. Pois evita que muitos vírus como de gripe por exemplo, possa ser contraído com facilidade, isso analisando uma rotina comum em ambientes que frequentamos no dia a dia.

Porém para clínicas, hospitais essa funcionalidade da porta pela abertura automática, tem ainda mais importância na sua aplicação, pois são locais onde muitas pessoas passam a frequentar concentrando um maior índice de contaminação. Já com a porta automática, evita-se essa troca por conta de toque em superfície de portas, diminuindo o risco de proliferação e troca de bactérias.

A porta automática de vidro permite que centros cirúrgicos e de recuperação fiquem mais herméticos, são portas especiais que fazem uma vedação mais forte, evitando que bactérias e microrganismo e poluentes possam ser levados com facilidades pelo ar a outros a ambientes, onde encontra-se paciente fragilizados e com baixa imunidade, sendo assim mais suscetíveis a contaminação. Neste caso as portas automáticas ainda podem ser até substituídas por outro material no local de vidro, como aço inox, por exemplo.

A porta automática também evita que poeira externa entre no ambiente, pois a porta abre e fecha somente quando necessário, não trazendo tanta poluição para os ambientes ou poluentes que vem da rua.

 5- Economia de energia

Uma das coisas que poucas pessoas sabem é que a porta automática de vidro permite uma maior economia de energia, pois ela mantém a climatização do ambiente.

Geralmente ambientes com portas abertas constantemente, tem entrada e saída de ar demasiadas, fazendo com que o ar condicionado trabalhe muito. Quando o ar condicionado mantém-se estável trabalhando dentro dos padrões sem esforço adicional, ele entra em stand-bay, puxando menos energia para trabalhar, permitindo assim que sua durabilidade aumente e reduzindo o consumo de energia.

Não somente exige menos do ar condicionado como seu consumo é feito somente quando acionado o motor, é um consumo econômico, que puxa a energia somente quando necessário.

6- Diminui ruídos externos

A porta automática ajuda a manter o ambiente mais silencioso, pois evita que ruídos externos façam interferência dentro do ambiente.

 7- Redução de manutenção em ar condicionado

A porta automática de vidro evita que a climatização mude em ambientes, é uma boa opção tanto para redução de consumo da energia quanto para redução de custos com manutenção de ar condicionado.

Ela mantém o aparelho em bom funcionamento, pois reduz a manutenção do ar condicionado, a partir do momento que permite menos esforço e faz com que trabalhe dentro dos padrões. O aparelho de ar condicionado aumenta a durabilidade, diminui assim necessidade de manutenções devido ao mau uso.

 8- Acessibilidade

Um dos mais valiosos benefícios da porta automática é sem dúvida a acessibilidade que ela dá a todos locais onde é instalada, permitindo que pessoas com qualquer dificuldade de locomoção tenham a liberdade de entrar e sair de ambientes sem a interação com as mãos.

A tecnologia de acesso da porta automática de vidro se dá pelo sistema de sensores que fica na mecânica da parte superior da porta, é onde toda a mágica acontece.  Ao identificar a presença da pessoa ele aciona abrindo e fechando com segurança.

Facilitar o acesso das pessoas com dificuldade de mobilidade, seja por qualquer razão é uma característica que agrega valor a qualquer estabelecimento. Pode ser a facilidade de acesso para uma pessoa com muletas, uma mulher gravida, idosos, pessoas com sacolas nas mãos, crianças de colo e deficientes físicos em cadeiras de rodas, ou com dificuldades diversas de mobilidade.

E muito importante permitir que a sensação de liberdade seja mantida ao entrarmos em um ambiente, sentir-se livre e capaz de acessar qualquer local que desejarmos é um bem comum e deve ser valorizado.

Existe a adequação de arquitetura, de acordo com a Norma NBR 9050 que diz respeito a “Acessibilidade a edificações, mobiliário espaços e equipamentos urbanos”. A norma tem descrita como objetivo, que um maior número de pessoas, independentemente da sua idade, estatura ou limitação de mobilidade, consiga utilizar de maneira autônoma e segura um ambiente. Sendo assim, os estabelecimentos devem ter esses parâmetros da norma brasileira 9050, considerar e proporcionar condições de mobilidade.

Neste sentido a porta automática de vidro, permite que ambientes sejam mais acessíveis, dando maior mobilidade e sensação de liberdade e autonomia a entradas e saídas de estabelecimentos. A maneira que possibilitamos o acesso é tão importante pata todos, seja em qualquer situação e condição que nos encontramos.

 

Compartilhe você também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *